O estilo de vida remoto

Jan 12, 2018 5 min reading
  • Tags:
  • career
  • remote
  • work
  • lifestyle
Attention: this post was written some time ago and may not be valid anymore, ok?

TL;DR

Já faz três meses trabalhando remotamente e quero compartilhar o que aprendi da perspectiva de uma pessoa que nunca trabalhou remotamente antes.

2017 foi um ano muito difícil mas, como diz o ditado, mar tranquilo nunca fez um bom marinheiro. Eu estava trabalhando com PHP e o framework Neos Flow, mas queria trabalhar com Python. Infelizmente a cidade em que moro não oferece muitas oportunidades e não pude aceitar o cenário.

A estratégia foi: (i) fortalecer minhas habilidades; (ii) atualizar meu currículo; (iii) procurar empregos; (iv) encaminhar meu currículo para empresas alinhadas ao meu perfil. Poucos meses depois, tive o prazer de fazer parte de uma excelente equipe e, desde então, tenho aprendido não só habilidades técnicas, mas também como me adaptar ao tão almejado estilo de vida remoto.

Se você nunca trabalhou remotamente antes, as coisas podem parecer estranhas no início. A nova rotina parece bastante glamorosa em posts de blog, mas não é tão fantástico: requer autodisciplina, responsabilidade, habilidades sociais e um investimento razoável para montar seu espaço. Porém, é um caminho sem volta: flexibilidade de tempo, redução de custo de vida, espaço de trabalho confortável e mais tempo livre. Depois de experimentar isso, é provável que você não queira mais seguir a rotina diária do escritório.

Benefícios

Trabalhar remotamente é uma experiência de mudança de vida que tem me ajudado a viver diferente. Até agora, experimentei os benefícios abaixo:

  1. Trabalhando remotamente você se vê como um cidadão global porque, agora, não importa onde a empresa está localizada.
  2. Soft Skills são rapidamente desenvolvidas devido à nova forma de relacionamento com as pessoas.
  3. Ao não se deslocar você economiza um tempo extra que pode ser usado para estudar, relaxar ou retomar aquele projeto paralelo que você prometeu entregar.
  4. Você adota uma rotina menos estressante, uma vez que não precisa enfrentar engarrafamentos ou relógio em seu trabalho no escritório.
  5. A flexibilidade de tempo torna-se possível porque você pode configurar a rotina que funciona para você.

Desvantagens

Apesar de parecer um trabalho perfeito possui alguns inconvenientes que merecem atenção.

  1. Você pode ser levado a uma rotina presa dentro de casa, especialmente se trabalhar apenas em casa.
  2. É muito provável que aconteça excesso de trabalho porque você não terá que bater seu ponto e poderá se sentir compelido a trabalhar o tempo todo.
  3. Sua produtividade torna-se uma questão para ficar mais atento pois as TVs, a família e o ambiente doméstico podem facilmente distraí-lo.
  4. O sentimento de solidão pode surgir devido à falta de pessoas por perto.
  5. Fica mais difícil desenvolver conexões com as pessoas devido ao próprio regime de trabalho. Não existem coisas como um espaço compartilhado para conversar ou um almoço com colegas de trabalho.

Aprendizados

Você ponderou os prós e os contras e decidiu embarcar nessa jornada. Para ajudá-lo, listei algumas lições aprendidas até agora:

A disciplina vem com uma rotina que dura

Se você se permitir uma rotina desorganizada, sua vida será uma bagunça. Em uma semana comum uma pessoa tem: reuniões, resultados a cumprir, e-mails para responder, atividades pessoais (academia, faculdade, etc.), tarefas e assim por diante. Outras pessoas podem discordar, mas, na minha opinião, se você não se autodisciplinar, perderá o controle de suas responsabilidades porque nada terá tempo para acontecer. Não há solução mágica para se tornar uma pessoa com mínimo autodisciplina. No entanto, a chave para começar é definir uma rotina que se adapte a você e cumpri-la.

A chave aqui é desenvolver um ritual que seja realizado todos os dias para fazer seu cérebro entrar na zona. Por exemplo, todos os dias eu (i) acordo; (ii) tomo banho; (iii) tomo café da manhã; (iv) escovo os dentes; (v) pego uma caneca com café; (vi) vou ao meu escritório em casa; (vii) abro o computador; (viii) começo a trabalhar. Você pode achar que é bobagem, mas depois de algumas semanas você vai se acostumar a trabalhar em casa.

Não, você não pode trabalhar em seu quarto

Não se trata de trabalhar em seu quarto. É sobre não trabalhar em um local cheio de distrações. É fácil ser atraído por uma cama confortável ou por um bom programa de TV. Evite distrações. Eles afetam drasticamente a sua produtividade. Se possível, crie um lugar onde você automaticamente entre no clima quando entrar. Não precisa ser necessariamente um escritório, mas deve ser um lugar onde você tenha privacidade para trabalhar.

Ser pontual

Se você trabalha para uma empresa verdadeiramente remota, é comum conversar com pessoas de diferentes fusos horários. Por isso, encontrar um horário que funcione para todos pode parecer um desafio e você deve respeitá-lo. Faça o seu melhor para chegar na hora certa. Não é apenas uma questão de respeito, mas também de profissionalismo.

Invista em sua infraestrutura

Faça o possível para ter uma conexão com a Internet capaz de atender as videochamadas, pois elas acontecem o tempo todo. Também é aconselhável ter um plano de backup, como uma boa internet móvel no telefone no caso de sua conexão cair.

Além da conexão, é importante configurar um espaço confortável, pois você passará 8 horas ou mais trabalhando. Pense na cadeira, na mesa, na tela e no computador. Se possível, faça de uma sala privada seu escritório pessoal.

Solidão

É bastante desafiador trabalhar remotamente se você for uma pessoa sociável e franca. Basicamente, o número de iterações online (chats, chamadas de vídeo, e-mails) aumenta muito, mas o offline diminui. Isso cria uma atmosfera incomum em que você pode sentir a necessidade de ver as pessoas ao seu redor. Para equilibrar isso, você pode procurar diferentes locais para trabalhar (como escritórios de coworking) e trazer para sua rotina atividades que envolvam interação social (por exemplo, fazer exercícios na academia, almoçar em um restaurante uma vez por semana, etc).

Família e amigos

A distração pode ser um problema se você dividir o apartamento com amigos / família / etc, porque eles olharão para você e presumirão que você está disponível para ser interrompido / questionado / distraído. É um processo normal que quase todo mundo enfrenta porque trabalhar remotamente é uma mudança de paradigma que tem acontecido recentemente. Estabeleça uma regra ou ritual claro para se distrair, caso contrário, isso diminuirá sua produtividade. Pense em algumas regras como: toda vez que me levanto para pegar um café; ou você pode usar a Técnica Pomodoro e fazer o check-in durante as paradas; ou você pode receber uma mensagem de texto; tudo o que funciona para você.

Excesso de trabalho

Trabalhar em casa dá a sensação de ter mais tempo para fazer as coisas. Esse comportamento o leva a trabalhar mais horas em vez de usá-las para fazer algo produtivo para sua própria vida. A chave é equilibrar suas horas de trabalho com sua vida pessoal, mantendo o controle de quanto tempo você trabalha, quão produtivo você é e quanto tempo ainda resta. Não ter tempo para uma vida pessoal não é saudável.

Exercício

Como diz o ditado Mens sana in corpore sano (Mente sã em um corpo são). Eu preciso te contar alguma coisa? =)

Isso é tudo, pessoal. Se você tiver alguma dúvida, por favor me avise.

* Featured image credits: Toa Heftiba

Comments